(61)3541-3167

Notícias

Garantias Locatícias: conheça as modalidades

22/05/2023 - Garantias Locatícias: conheça as modalidades

noticias

Em toda transação de locação de imóveis, o futuro locatário tem que apresentar garantias locatícias previstas na Lei nº 8.245/91. Na maioria das vezes as pessoas associam essa parte da negociação ao fiador, já que essa foi por muito tempo a principal opção de garantia.
Antes de tudo, saiba que o fiador não é a única forma de garantias locatícias, apesar de ter sido muito utilizada no passado, hoje em dia temos outras opções e até em condições melhores. Assim, como cada garantia tem seus prós e contras, nesse post vamos falar sobre cada uma delas, então confira esse post!
 
O QUE SÃO GARANTIAS LOCATICIAS?
As garantias locatícias são a forma de proteger tanto o locador quanto o locatário, elas que possibilitam o aluguel do imóvel durante o contrato de locação, dessa forma, se o inquilino não pagar o combinado em determinado mês, as garantias são utilizadas para que não haja prejuízo.
 
Vamos listar aqui as garantias utilizadas pela EDVALDO MOREIRA IMÓVEIS. Apesar de comuns, as garantias podem variar de empresa para empresa, assim, verifique quais delas estão disponíveis quando for alugar um imóvel.
 
FIADOR
Como já foi abordado anteriormente o fiador é uma das garantias locatícias mais conhecidas, mas também pode ser considerada a mais burocrática, por necessitar de uma terceira pessoa no processo e os vários documentos. Basicamente você vai precisar de dois fiadores: um que tenha uma renda líquida de três vezes o valor do aluguel e outro com um imóvel quitado em seu nome(no caso da EDVALDO MOREIRA IMÓVEIS, algum imóvel quitado em seu nome no Distrito Federal).
 
Os documentos exigidos para os fiadores variam, mas vão de RG e CPF aos 3 últimos contracheques e declaração de imposto de renda.
 
SEGURO FIANÇA
Com essa modalidade você não terá que se preocupar em conseguir um fiador e a documentação do mesmo, uma seguradora será a sua fiadora. Nesta modalidade de garantia ela irá se comprometer em cumprir as obrigações do locatário, na falta do seu cumprimento por este.
 
Geralmente calcula-se o valor do seguro a partir do valor do aluguel, podendo ser parcelado, em 12 vezes na maioria dos casos. Para o seguro fiança, são necessários menos comprovantes, dependendo da seguradora. Em algumas vezes só o seu CPF é suficiente para que eles façam a avaliação de crédito. Mas podem pedir certidão, comprovante de residência, carteira de trabalho, últimos contracheques e declaração do imposto de renda.
 
IMÓVEL EM GARANTIA
É possível colocar um imóvel em garantia, observados alguns critérios; valor do imóvel condizente com o valor da locação, ter matrícula independente, não possuir ônus, estar situado no Distrito Federal. Os custos relativos ao fornecimento desta garantia serão arcados pelo futuro locatário (escritura pública, registros, averbações e atos necessários). Em caso de dúvidas consulte nossa equipe.
 
TITULO DE CAPITALIZAÇÃO
Nessa modalidade, o inquilino dá como garantia para o proprietário no início do contrato um valor equivalente a 10x o aluguel do imóvel, que ficam de garantia caso você tenha algum problema durante o contrato de aluguel. Esse valor fica retido com uma seguradora. É uma garantia menos burocrática, levando em consideração que só é necessário os documentos pessoais do locatário.
 
O pagamento é feito à vista através de boleto bancário no ato da locação. Não é necessário comprovação de renda e ao fim do contrato, 100% do seu dinheiro é resgatado, diferente do seguro fiança onde o valor não é resgatado.
 
SEGURO POR CARTÃO DE CREDITO
Essa modalidade vem sendo muito procurada atualmente, pela praticidade e ausência de burocracia, a facilidade em conseguir essa garantia tem atraído muitos interessados nesse tipo de seguro.
 
Não é preciso muita coisa para conseguir essa garantia locatícia, procure uma empresa que ofereça esse tipo de garantia, nem todas dispõem desse recurso. Em seguida, você vai precisar apresentar um cartão de crédito com limite superior a 3x o valor do aluguel e seus documentos pessoais. Seus dados são avaliados em 15 minutos e se aprovados, o seguro já estará à disposição.
 
CAUÇÃO
Essa é uma garantia que também foi muito utilizada no passado, hoje em dia, ainda se encontram imobiliárias que contam com essa garantia, que não é o caso da EDVALDO MOREIRA IMÓVEIS. Essa modalidade consiste em: o inquilino dá como garantia no início do contrato um valor equivalente a 3x o aluguel do imóvel. Mas diferente do título, nesse caso esse dinheiro é negociado entre proprietário e inquilino, não tendo uma seguradora que venha mediar o processo, podendo gerar problemas. Além também de ser um valor baixo para um contrato de locação.
 
Esperamos ter ajudado com informações que vão te dar tranquilidade quando for alugar um imóvel, mas se ficou alguma dúvida você pode comentar nos nossos perfis do Instagram @EDVALDO MOREIRAIMOVEIS, vamos ter o maior prazer em te atender. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado.




Fonte: Edvaldo Moreira

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_twitter.pngredesp_youtube.pngredesp_linkedin.pngredesp_pinterest.pngredesp_instagram.pngredesp_tiktok.pngredesp_whatsapp.png

Sobre Nós

Contato

  • Avenida Pau Brasil Lote 10 Sala 808 Edificio Le Quartier Águas Claras Brasília/DF

  • (61)3541-3167
  • Atendimento: Segunda a Sexta 08:00 às 18:00

www.edvaldomoreira.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias